Arquivo do blog

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ÜBER - LUIS SALEM

Sabemos que ainda hoje a comédia é tida como obra menor, de caráter popular, sendo a tragédia ou drama o gênero respeitado para tratar com seriedade das grandes questões humanas.
Inúmeras fontes nos falam de que, ao banalizar sensível e inteligentemente aquilo que nos possa ser de alguma forma ameaçador, as melhores comédias nos fazem rir. Algumas, e esse é o caso do texto de Luis Salem - "über", por isso -, conseguem promover dentro de nós um movimento de saída do trágico para o cômico - e o riso fácil, com retorno imediato, no entanto, já à porta do teatro, para a seriedade das questões abordadas.
As melhores sátiras são sem dúvida aquelas que não deixam claro de pronto se estamos diante de uma apologia ou de uma ironia em relação a determinado aspecto ou comportamento do ser humano. Aquelas em torno dos personagens a darem o ar de sua graça na peça “Über – a Comédia", além de serem desse tipo, rejeitam qualquer tom paternalista ou elitista, ao caracterizarem fatias da vida e do caráter daqueles que, representantes de quaisquer classes sociais, não se importem com o que tenham de fazer em nome do desejo de ser... "über".
Não podemos deixar de mencionar o bom desempenho da dupla de atores e o olhar acolhedor de Salem, dentro e fora do palco: “sem censura”, como diria Leda Nagle, uma das bem administradas participações através de vídeo.