Arquivo do blog

domingo, 24 de maio de 2009

O Casamento de Rachel - para quem viu ( ou vai correndo ver )

Excelente filme.
Personagens fantasticamente delineados em sua ambígua e confusa condição humana, é impossível determinar quem é melhor do que quem. Exceção apenas se confrontarmos os perfis pai/mãe: o pai das meninas é mais do que uma mãe, enquanto a mãe... leva-nos a conjecturar sobre a falta que uma "mãe-de-verdade" faz.
Por outro lado, o espectador é levado a observar que, inclusive para aqueles que melhor lidam com as diferenças étnicas e culturais ( é incrível a variedade reunida dentre os amigos dos personagens envolvidos na trama - até uma espécie de escola de samba aparece ao final...), ou seja, até mesmo para os mais sensíveis e humanos dentre nós, encarar as diferenças e tragédias familiares e pessoais pode ser bastante difícil, bem como lidar com o fato indiscutível de que somos imperfeitos e muitíssimo vulneráveis às vicissitudes da vida...
Enfim, talvez devêssemos pensar que o viciado ou problemático de nosso núcleo familiar pode ser o retrato daquilo que cada membro aparentemente são e equilibrado tenta debalde esconder.