Arquivo do blog

sábado, 9 de março de 2013

O Mininstro Joaquim Barbosa e a imprensa (de novo)

A pergunta é a seguinte:

Será que, se fosse na época do "mensalão", a imprensa de direita colocaria, como tem feito, "sob holofotes" o por ela relatado e enfatizado episódio da "irritação" do Ministro Joaquim Barbosa com jornalista de determinado jornal paulista?

Ou passaria rapidamente por cima do assunto, certa de que, naquele momento, não seria de seu interesse qualquer mácula na imagem daquele cujo desempenho durante todo o estrondoso julgamento acabara por ir ao encontro daquilo que tinham por ideal em relação ao delicado assunto?

Já disse nesse blog e volto a repetir que liberdade de imprensa nada tem a ver com "liberdade" para escolher o que dizer - e como dizê-lo e redizê-lo, não dizendo outras tantas coisas, de acordo com os interesses do momento... Isso seria puro casuísmo.

É, senhor Ministro, o senhor não disse nada e parece que já estão por aí com medo de que uma figura forte e humana como a sua - ou como a da Ministra Eliana Calmon - resolva se candidatar à Presidência da República... Talvez seja porque a direita sabe que o senhor se deixa guiar por convicções amadurecidas também no coração. O que, via de regra, não interessa à manutenção do status quo.