Arquivo do blog

terça-feira, 23 de março de 2010

O ópio é o ópio do povo

A construção de um mundo melhor passa necessariamente pela tomada de consciência quanto a sermos “um” com cada outro ser humano. Intuição espiritualista essa que a Física Quântica veio corroborar.
Imbuídos da responsabilidade advinda de tal consciência, cada um de seu cantinho, dentro de sua esfera de atuação, juntos, precisamos nos empenhar na construção desse mundo melhor.
Nesse sentido, além de nossa postura humana diante da vida e do mundo, a se refletir em nossas ações diárias, algumas metas precisam ser traçadas. E sem dúvida uma delas é encaminhar soluções para a questão das drogas.
A legalização e a regulamentação de sua produção, venda e uso precisam ser discutidas. Bem como implementadas medidas sérias de prevenção, tratamento e acompanhamento dos dependentes químicos. Pois, se Marx dizia ser a religião o ópio do povo, hoje parece que o ópio do povo é o ópio mesmo. Em qualquer de suas formas.
Anestesiados, jovens e adultos, pobres e ricos parecem cada vez mais alienados, mais despolitizados. Enquanto isso a lavagem do dinheiro do tráfico de drogas, segundo o delegado Orlando Zaccone, parece movimentar 500 bilhões de dólares/ano.
Por incrível que possa parecer, pode ser que não necessariamente a religião, mas a espiritualização das pessoas, politizando-as, possa vir em socorro do estado de alienação que observamos por todos os lados.Uns buscando as drogas porque insatisfeitos diante de tudo aquilo que adivinham possível em termos de conforto material, mas que, no entanto, não se lhes tornou ainda atual; outros porque já descobriram que todo o conforto material do mundo, a levá-los por um caminho infinito de desejos, não pode pacificar suas almas.
Ironia: aos que um dia associaram o uso de drogas a espécie de grito de liberdade, espécie de protesto contra a hipocrisia de nossa sociedade, informamos: as drogas nada mais são do que espécie terrível de ferramenta da manutenção do “status quo”.
A saída está na lucidez, no autoconhecimento, na descoberta do outro dentro de nosso coração, a resultarem na certeza de que só é melhor o mundo melhor para todos.