Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de maio de 2009

AS ORELHAS DO MEU LIVRO "A JUÍZA" - LANÇAMENTO NO MÊS QUE VEM

Não é à toa que Wilson Martins faz referência, em seu respeitado “A Crítica Literária no Brasil” - 2002, ao primeiro livro publicado por Sheila Maria Madastavicius, “Vaidade é Loucura ( na obra de Machado de Assis )-2001, classificando-a, num quadro sinóptico, entre os críticos impressionistas.
Observadora cuidadosa e sensível das características individuais dos seres humanos e dos seus relacionamentos, em “A Juíza”, a autora cria personagens vívidos e únicos, envolvidos em conflitos passíveis de serem identificados na vida real.
Nesta trama muito bem elaborada, os personagens, a princípio movidos por impulsos inconscientes, vão, aos poucos, fazendo-se e refazendo-se, construindo-se e desconstruindo-se, tecendo teias e interações cada vez mais humanas, mais generosas, a caracterizarem um novo e “consciente” modo de estar no mundo.
No decorrer da leitura, as tensões sociais são reveladas e as desigualdades evidenciadas, fazendo cair por terra a igualdade formal do sujeito jurídico tão evocada pela ideologia dominante. É quando nos damos conta de que estamos sendo levados a uma abordagem mais ampla e chocante do conceito da seletividade punitiva.
Abordando temas atuais de modo crítico, Sheila nos presenteia com um romance que nos leva a refletir sobre valores humanos e sociais que precisam ser buscados, a fim de que um futuro melhor possa começar a ser delineado.

Maria Lúcia Rodrigues Maia ( professora, socióloga e psicanalista )


AGUARDO VOCÊ LÁ!