Arquivo do blog

terça-feira, 19 de maio de 2009

ANJOS E DEMÔNIOS - para quem viu

Não li o livro. Mas imagino que seja a mesma receita de clichês encontrada no filme.
No entanto, queiramos ou não, somos capturados pelos arquétipos das lutas entre o bem e o mal; entre a ciência e a religião; entre o homem e o homem. Somos levados a lembrar mais uma vez do que o homem tem sido capaz, na luta pelo poder.
Ouvi alguém comentando que o final do filme é mera propaganda da Igreja e de seus dogmas.
Como assim??? Ao contrário, saímos do cinema com algumas passagens do filme que nos levam justamente para longe de qualquer admiração pelo que possa se passar dentro "daquele" Vaticano, de onde sabemos partirem as orientações para todas as igrejas católicas do mundo.
O cardeal velhinho ( "bonzinho" ) encomendando, "dentro dos muros", a morte do inimigo desmascarado e já não representando ameaça à vida de qualquer um...
A multidão, sabendo-o ( o inimigo ) morto, e sendo levada a permanecer no engano ( em nome dos interesses da Instituição???) quanto ao papel por ele desempenhado na trama, a pedir sua canonização ( no que, somos levados a supor, será atendida )...
E nos perguntamos, primeiro, até que ponto o filme é mera ficção; e, depois, até quando a raça humana será capaz de manipular, matar e mentir; de criar realidades paralelas, enaltecendo ou destruindo a imagem de pessoas, conforme convenha aos interesses do poder constituído, seja ele em qualquer de suas formas.